Engenharia de Produção Bacharelado

O Curso de Engenharia de Produção se propõe a formar profissionais com habilitação plena, capazes de exercer com excelência atividades técnicas e que demonstrem, em suas atitudes, o compromisso com a ética, com a cidadania, com a coletividade e com o meio ambiente.

A proposta pedagógica propõe uma formação generalista, científica e técnica com habilidades profissionais que o capacita a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.

O engenheiro de produção será preparado para enfrentar e abordar problemas novos de maneira independente.

Por que cursar o EAD da UniFil?

As aulas do EAD são disponibilizadas de forma online por professores e tutores altamente qualificados. O material didático é elaborado pelo corpo docente da UniFil e disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para comodidade e organização dos alunos, o conteúdo e o calendário de aulas são disponibilizados no início de cada semestre.

Disciplinas de formação básica, comuns a todas as engenharias, são cursadas no primeiro ano e prepararão o aluno para compreender o setor no qual se propôs a trabalhar e a dar-lhe o embasamento científico necessário para desenvolver pesquisas aplicadas.

Como diferencial, o curso proporciona uma formação nas áreas de gestão de projetos, as quais incentivam ao Empreendedorismo, quer seja na gestão de uma empresa familiar já existente ou na abertura de novos empreendimentos, procurando deste modo levá-lo à inovação de produtos ou serviços, através de seus projetos internos que proporcionam este ambiente empresarial.

O curso caracteriza-se ainda por possuir em seu quadro de professores uma mescla entre docentes formados em Engenharia de Produção e áreas correlatas de formação puramente acadêmica, os quais são mestres e doutores em seus ramos de atuação, voltados para pesquisa, além de docentes especialistas com uma vida profissional em empresas e construtoras de médio e grande porte, inclusive multinacionais.

O aluno de ensino a distância participa de encontros presenciais?

Sim! Os encontros presenciais ocorrerão a cada 15 dias para a prática em laboratório e oficinas de exercícios com frequência obrigatória e presencial. Estes encontros presenciais e obrigatórios serão ministrados aos sábados (manhã e tarde) no Polo Londrina.

Há também encontros para avaliações presenciais, as quais ocorrem ao final de cada bimestre e deverão ser agendadas no polo ao qual a matrícula do aluno está vinculada. Consulte disponibilidade no Polo de sua região.

Quais áreas poderei atuar como engenheiro de produção?

A Engenharia de Produção no Brasil tem sido conduzida a partir do desenvolvimento de quatro grandes áreas – Engenharia do Trabalho, Gerência da Produção, Pesquisa Operacional e Gestão de Projetos.

Estas fazem parte do conjunto de instrumentos que o engenheiro de produção necessita para a realização de sua função e que visa atender: a produtividade, a qualidade, a oportunidade, a flexibilidade, o trabalho, a tecnologia, os materiais e a informação.

Assim, o foco das atenções do ramo de Engenharia de Produção concentra-se na gestão dos sistemas de produção, definidos como todo conjunto de recursos organizados de modo a obter produtos ou serviços sistematicamente.

Observe-se que há uma clara diferenciação entre a gestão do sistema de produção, que é restrita à mobilização de recursos diretamente relacionados com a produção de produtos e serviços e a gestão do empreendimento, que é mais abrangente, envolvendo decisões relacionadas, por exemplo, à área contábil ou à de seleção e capacitação de recursos humanos, zonas não afetas à Engenharia de Produção.

Este profissional também procurará empreender por meios próprios, quer seja na gestão de uma empresa familiar já existente ou na abertura de novos empreendimentos.

Ainda que pretenda atuar em um segmento de mercado conservador, o engenheiro de produção sempre procurará agir com um viés inovador, com ferramentas adquiridas ao longo do curso, que lhe proporcionarão uma atuação mais profissional do negócio, tendo controle de todas as variáveis, de modo a otimizar ganhos e apurar resultados, valendo-se de medidas inovadoras para fazer melhor o que todos fazem do mesmo jeito.

 

Coordenador
Carolina Alvim

O curso de Engenharia da Produção a Distância da UniFil é coordenado pela mestra Carolina A. do Nascimento Alvim. Carolina é, também, professora titular do curso e coordenadora dos cursos de graduação de Engenharia Elétrica EaD, Gestão Ambiental EaD, Engenharia Civil EaD e Presencial, além de coordenadora dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Execução de Obras e Empreendimentos da Construção Civil.

Modalidade

Híbrido

Duração

4 Anos

Investimento

Consulte As Mensalidades
Ligue Pelo Whatsapp: 3375-7474

Coordenação

Ma. Carolina A. Do Nascimento Alvim
Engenharia.ead@unifil.br
LinkedIn

Já se decidiu? Vem ser UniFil